Se quiséssemos ser apenas felizes, isso não seria difícil. Mas como queremos ficar mais felizes do que os outros, é difícil, porque achamos os outros mais felizes do que realmente são
Autor: Montesquieu, Baron de - França [1689-1755], Filósofo, Jurista

A vida é feita de pequenas injustiças. Temos que saber viver com elas. Somos obrigados a respirar fundo e andar p'ra frente sem poder ripostar... e ficamos a pensar que isto não é nada justo! Mas nada podemos fazer contra este estado de coisas. O que nos faz sentir impotentes e pequeninos e inúteis.
Quem é que nos iludiu dizendo que a vida era justa? Fazendo-nos acreditar no pote de ouro no fim do arco-íris?
Mas só assim sabemos apreciar verdadeiramente a felicidade. Ou estas pequenas injustiças existem precisamente para nos fazer apreciar a felicidade.
Mas... o que é a felicidade? Que conceito é esse que todos procuramos? Como é que sabemos se estamos mesmo a ser felizes quando aquilo que uma pessoa considera felicidade pode não ser aquilo que outra pessoa classifica como felicidade?
Dito assim tantas vezes e analisada friamente, felicidade parece uma palavra oca, sem sentido, despida de contexto...
Para mim, a felicidade são momentos que conhecemos ao longo da vida. Infelizmente, não pode ser um estado de espírito. Não me posso considerar feliz só pelo simples facto de a vida me correr bem... até porque não corre bem a ninguém. Somos demasiado exigentes para sermos felizes mas vamos estando felizes! Se pudéssemos ser felizes (permanentemente), como é que poderíamos apreciar a felicidade? Iríamos achá-la banal e assim já não seria felicidade.
A vida é muito injusta! Não podemos ser felizes mas vamos estando felizes...
Devemos sempre desconfiar de uma declaração amor com uma promessa de felicidade eterna. Isso não existe. A felicidade é um momento ou vários momentos nas nossas vidas.
Podemos sempre tentar que a felicidade seja um estado de espírito. Mas isso é boa-disposição. É ter uma atitude positiva perante a vida. Não permitindo que os (pequenos) revezes da vida nos aborreçam. Mas dizer é mais fácil que fazer...
Somos levados a crer que através de uma atitude positiva tudo nos correrá bem. O que não corresponde à realidade. Existem sempre as pequenas injustiças...

foto de Sam Abellfoto de Sam Abell
foto de Sam Abellfoto de Sam Abell

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praga