burocracia - modo de administração em que os assuntos são resolvidos por um conjunto de funcionários sujeitos a uma hierarquia e regulamento rígidos, desempenhando tarefas administrativas e organizativas caracterizadas por extrema racionalização e impessoalidade, e também pela tendência rotineira e pela centralização do poder decisivo; classe dos funcionários públicos, especialmente os funcionários do Estado.

Esta definição não demonstra o que é a burocracia do Estado Português. Nesta altura do ano, começamos todos à espera de receber o reembolso do IRS. Infelizmente, este ano corre um boato que o Estado não tem dinheiro para pagar. Os contribuintes que passam um ano inteiro a trabalhar sentem-se explorados e com razão! Se nem o Estado tem dinheiro estamos muito mal... A mim parece-me que o Estado tem dinheiro mas não deve é saber geri-lo.
Aconteceu-me um episódio caricato com o cartão de contribuinte. Após ter ficado sem documentos, fui pedir 2ª via do cartão de contribuinte. No meu caso, já é a 4ª via mas eles não precisam de saber isso. As Finanças resolveram criar um cartão de contribuinte com banda magnética e comum chip incorporado. O cartão até é bonitinho... Mas tem um custo elevado. Como o Estado está sem dinheiro, os cartões de contribuinte levam 2 anos a chegar a casa dos contribuintes. Nesse tempo esperam que mais pessoas peçam os cartões para terem verba para poderem fazer aqueles que forem pedidos nesse espaço de 2 anos...
Isto para não recordar o embróglio em que estou metida por uma viatura militar me ter espatifado o carro...
A burocracia do Estado Português é ridícula, para não lhe chamar outra coisa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praga