Prozac Nation
Sinopse:
Decorria o ano de 1986, Elizabeth Wurtzel era uma caloira na Universidade de Harvard. Jovem, brilhante e cheia de ambições, foi assombrada pela única adversária impossível de combater, uma depressão. [ www.7arte.net ]


Prozac Nation

Esperava encontrar um filme que retratasse na década de 1980 o consumo de anti-depressivos e acabei por encontrar algo ambíguo em que não ficamos com uma ideia clara sobre qual é o problema real do consumo de Prozac.
A década de '80 caracteriza-se, entre outras coisas, por encontrarmos a ver a primeira geração de adolescentes com pais divorciados com os novos problemas que passam a ser apresentados à sociedade. Os adolescentes iniciam terapia de modo a tentar ultrapassar o medo da rejeição social - consequência directa da separação dos pais em que um dos progenitores se torna ausente. Na maioria dos casos, a terapia inicia-se quando o adolescente entra em depressão por qualquer outro motivo que não a separação dos pais mas que acaba por se fundamentar precisamente na ausência de carinho de um dos progenitores, normalmente o pai. Na década de '80 surge o Prozac como cura milagrosa para os problemas de integração de toda uma geração. Daí podermos falar em Prozac Nation.
Esperava ver algo semelhante retratado no filme. Esperava encontrar alguma crítica e não encontrei. Em muitas coisas, identifiquei-me com a personagem interpretada por Christina Ricci mas, felizmente, não me revi na Prozac Nation.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praga